| Rio de Janeiro sofre com epidemia de gripe após surgimento de nova variante do vírus e São Paulo entra em estado de alerta |
Diferenças entre gripe e Covid-19
Gripe ou covid, as duas têm uma grande semelhança: são doenças respiratórias contagiosas. A principal diferença entre gripe e covid é que elas são causadas por tipos de vírus diferentes.
A covid-19 é causada pela infecção do novo coronavírus (cientificamente conhecido como SARS-CoV-2), enquanto a gripe é causada por infecção por vírus influenza.
Diferença entre gripe e covid-19: sintomasAs infecções causadas gripe ou covid-19 possuem alguns sintomas semelhantes entre si, como:
- Febre;
- Calafrios;
- Tosse;
- Fadiga (cansaço);
- Dor de garganta;
- Nariz escorrendo ou entupido;
- Dores musculares ou dores no corpo;
- Dor de cabeça;
- Vômitos e diarréias.
Os principais pontos a que se deve atentar para identificar uma infecção causada pelo novo coronavírus são: muita dificuldade em respirar e a perda do paladar e/ou do olfato.
Mas, mesmo com alguns sintomas parecidos, a covid-19 pode causar efeitos mais graves no corpo que a gripe.
A covid-19 pode durar de duas a três semanas, enquanto a gripe dura, em média, 10 dias. Logo, é importante salientar que o tempo para o agravamento da covid pode ser maior que o da gripe e, por isso, é preciso ficar atento durante todo o período da doença.
Outra diferença relacionada aos sintomas é o fato de que os casos graves da covid-19 são, percentualmente, maiores que os da gripe. Apenas 80% dos casos de infecção causados pelo novo coronavírus podem ser considerados leves ou assintomáticos.
É imprescindível destacar que, no caso de você sentir sintomas da covid-19, é necessário fazer a testagem imediatamente para identificar se você contraiu ou não a doença.
Para isso, você pode se dirigir a um hospital público ou, se preferir, pagar por um teste particular, que pode ser realizado em farmácias ou em algumas clínicas que façam exames laboratoriais.
Siga nosso Blog e receba notícias como essa!