Trending

Rio de Janeiro sofre com epidemia de gripe após surgimento de nova variante do vírus e São Paulo entra em estado de alerta.

Rio de Janeiro sofre com epidemia de gripe após surgimento de nova variante do vírus e São Paulo entra em estado de alerta


Pelo menos quatro cidades do Rio de Janeiro registraram um aumento significativo de casos de gripe nas últimas três semanas. Apenas na capital, mais de 20 mil pessoas foram diagnosticadas com o vírus da influenza H3N2 neste período. No estado, dois municípios já reconheceram que a situação evoluiu de surto para epidemia. Além da capital, o município de São João de Meriti admitiu viver situação semelhante.

De acordo com dados do boletim Infogripe, outros 12 estados do país registraram alta das notificações de síndrome respiratória aguda grave provocada pelo vírus da gripe. Com milhares de casos diagnosticados nas últimas semanas e uma adesão abaixo das expectativas da vacinação contra a influenza, especialistas alertam para os riscos de um surto simultâneo de gripe e Covid-19, com a circulação da variante Ômicron no país.

Em São Paulo, os números para quadros gripais em PS's tem aumentado muito nos últimos dias.

Com tudo isso que vem acontecendo, a Panacea Seguros traz para você, a diferença entre gripe e covid-19 para saber mais sobre os sintomas de cada um e ficar mais informado. Lembrando que, não é um diagnóstico definitivo, somente o médico poderá te dizer o que realmente tem, caso haja semelhanças, procure um especialista.

Diferenças entre gripe e Covid-19

Gripe ou covid, as duas têm uma grande semelhança: são doenças respiratórias contagiosas. A principal diferença entre gripe e covid é que elas são causadas por tipos de vírus diferentes.  

A covid-19 é causada pela infecção do novo coronavírus (cientificamente conhecido como SARS-CoV-2), enquanto a gripe é causada por infecção por vírus influenza. 

Diferença entre gripe e covid-19: sintomas

As infecções causadas gripe ou covid-19 possuem alguns sintomas semelhantes entre si, como: 

  • Febre; 
  • Calafrios; 
  • Tosse; 
  • Fadiga (cansaço); 
  • Dor de garganta; 
  • Nariz escorrendo ou entupido; 
  • Dores musculares ou dores no corpo; 
  • Dor de cabeça; 
  • Vômitos e diarréias. 

Os principais pontos a que se deve atentar para identificar uma infecção causada pelo novo coronavírus são: muita dificuldade em respirar e a perda do paladar e/ou do olfato.  

Mas, mesmo com alguns sintomas parecidos, a covid-19 pode causar efeitos mais graves no corpo que a gripe. 

A covid-19 pode durar de duas a três semanas, enquanto a gripe dura, em média, 10 dias. Logo, é importante salientar que o tempo para o agravamento da covid pode ser maior que o da gripe e, por isso, é preciso ficar atento durante todo o período da doença.  

Outra diferença relacionada aos sintomas é o fato de que os casos graves da covid-19 são, percentualmente, maiores que os da gripe. Apenas 80% dos casos de infecção causados pelo novo coronavírus podem ser considerados leves ou assintomáticos. 


É imprescindível destacar que, no caso de você sentir sintomas da covid-19, é necessário fazer a testagem imediatamente para identificar se você contraiu ou não a doença. 

Para isso, você pode se dirigir a um hospital público ou, se preferir, pagar por um teste particular, que pode ser realizado em farmácias ou em algumas clínicas que façam exames laboratoriais.  

Siga nosso Blog e receba notícias como essa!

Renan Reis Neves

Analista de Marketing desde 2013, amante de marketing digital e relacionamento com cliente. Renan juntou-se a Panacea Seguros em 2021 para desenvolver conteúdo estratégico voltado ao mercado de Planos de Saúde e Seguros. É responsável também pelas redes sociais e Web Marketing da empresa. Nas horas vagas gosta de tocar violão e ler.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem