Trending

Surto de gripe chega a São Paulo com vírus que escapa da vacina

 

Cepa que causou epidemia no Rio provoca alta de internações na capital paulista.


Vírus que circula pela capital paulista é o mesmo responsável pela epidemia de gripe no Rio de Janeiro.

A cidade de São Paulo tem registrado um aumento no número de atendimentos no pronto-socorro e de hospitalizações. A causa é o vírus influenza H3N2, que circula pela capital paulista. A informação é da Folha de S.Paulo.

Entre a última 2ª feira (13.dez.2021) e 3ª (14.dez), São Paulo já confirmou 9 hospitalizações pelo H3N2, segundo a infectologista e professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Nancy Bellei. Em apenas uma semana, 19 casos já foram registrados, enquanto em 2020, 12 casos foram registrados de março a junho, momento de pico da gripe. 

A infectologista afirma que a letalidade do H3N2 é menor quando comparada a grupos de risco da covid-19, porém, os sintomas clínicos da gripe são piores, com febre alta, calafrios, dor de cabeça e mal-estar. 

Apesar de o vírus estar presente na composição da vacina utilizada contra a gripe, a cepa circulante não é coberta pelo imunizante. No entanto, para 2022, a OMS (Organização Mundial da Saúde) já mudou a composição da vacina, adicionando a nova cepa, chamada Darwin, em referência à cidade da Austrália onde foi identificada. Segundo o virologista Celso Granato, as infecções pelo H3N2 são um “surto extemporâneo” ocasionado por vários fatores: a composição da vacina, a tomada há mais de 6 meses, a falta do uso de máscaras e as pessoas que estão voltando a aglomerar. 

Por isso, a recomendação dos especialistas é a retomada do uso de máscara, o distanciamento e higienização das mãos.

Além de São Paulo, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro já confirmou que o 
Estado vive uma epidemia de gripe causada pelo vírus.

Murilo Pugliesi

Engenheiro mecânico com mestrado em engenharia mecânica pela USP. Proprietário da PANACEA Seguros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem